13.9.04

Milo de Croton



"Um dos mais lend�rios atletas do mundo antigo, Milo de Croton ganhou a coroa da vit�ria em Ol�mpia n�o menos do que seis vezes. Nascido no sul da It�lia, onde havia muitas col�nias gregas, Milo ganhou o campeonato de luta entre rapazes em 540 a.C. Ele voltaria oito anos depois para ganhar o primeiro de cinco t�tulos consecutivos de luta, um feito que parece inacredit�vel para os padr�es modernos - raramente os atletas ol�mpicos de hoje competem em mais de duas ou tr�s Olimp�adas durante suas carreiras. Tal como o boxeador George Foreman, Milo resistiu � aposentadoria: na �poca da 67� Olimp�ada em 512 a.C., Milo tinha provavelmente 40 anos ou mais, mas competiu mesmo assim. O oponente n�o ganhou por dominar Milo, mas evitando o lutador mais velho at� cans�-lo.

De acordo com fontes antigas, Milo gostava de exibir sua for�a inigual�vel. Por exemplo, diz-se que ele segurava uma rom� entre as m�os e fazia com que outros tentassem tir�-la dele. Ainda que ele a segurasse com tanta for�a que ningu�m conseguia remov�-la, ele jamais danificava a fruta. (...)

No fim, por�m, toda sua fama e for�a n�o salvaram Milo de uma morte nada gloriosa. Ao caminhar pela floresta, ele encontrou um velho tronco de �rvore no qual havia cunhas inseridas. Testando sua for�a, Milo p�s as m�os e talvez um dos p�s na fenda do tronco e tentou quebrar a madeira. Ele conseguiu afrouxar as cunhas, que ca�ram, mas o tronco fechou em volta de suas m�os, prendendo-o. Ent�o, de acordo com a lenda, ele tornou-se presa de feras selvagens."


Traduzido daqui.

�, Milo. Forte, metido e burro.


(Maldi��o. Estou com uma id�ia estupidamente fofinha pra uma mini-fic de MiloXCamus, narrada por um Hyoga pixotinho... e inspirada na parte em negrito do texto acima. Fa�o?)

Nenhum comentário: