24.2.05

Sebo

- Quanto �?

Tr�s livros, estocados entre as grades da Biblioteca Nacional. Os tr�s, pocket books; as p�ginas amareladas de uso, e o letreiro "Star Wars" na capa.

- Cinco reais cada.

Personagens familiarmente desconhecidos davam as caras na ilustra��o - X-Wings, alien�genas, sabres de luz. Tudo embaixo do subt�tulo "New Jedi Order".

- Mas se a freguesa se interessa eu posso fazer um desconto.

A freguesa em quest�o se permite mais um olhar de relance para os livrinhos, sorri para o vendedor, e continua o caminho at� a esta��o de metr�. Sim, ela se interessa, mas n�o o bastante para compr�-los; n�o aqueles ali, pelo menos. Contando os trocados da Coca-cola, d� gra�as por ter baixado todos os tr�s e mais alguns (minus �caros) da Internet.


Mas ainda assim, l� no fundo, baixinho, sopra uma melancoliazinha de leve - uma saudade de pegar num livro velho e folhear as p�ginas de um �mbar quase transparente, que se desprende em pozinho de tra�a e tempo nos dedos. A coisa f�sica da leitura, o ato de marcar o livro com um papelzinho ou folha seca antes de dormir, sempre com aquela sensa��o aflitiva de que algu�m vai acabar desmarcando e voc� vai perder o ponto onde parou...

Nenhum comentário: