31.7.04

Coisa engra�ada � mem�ria. Eu da pouca altura de meus dezoito anos (quase dezenove) j� n�o lembro de muita coisa da inf�ncia. Ali�s, mais justo seria dizer que lembro de muito pouca coisa.

S�o uns flashes de mem�ria, umas imagens impressas no fundo de algum neur�nio e que de vez em quando flutuam, ao chamado da nostalgia: o mato da casa da Juarez Barroso, que crescia a olhos vistos, a receita de bolo de cenoura com calda de chocolate do livrinho "Com as crian�as na cozinha", minha primeira incurs�o culin�ria (eu fiz quase nada, mas me orgulhei muito do resultado). Uns biscoitinhos de maizena que a v� Maria fazia e marcava em cima com o garfo. Comidinha com folha de amendoeira... ficar brincando na pracinha de noite enquanto minha m�e participava da reuni�o de condom�nio. Ver Chaves e Chapolim e brincar de Barbie na casa da Gabi, depois medir a profundidade da piscina dela com um cabo de vassoura (me encobria, eu que n�o sabia nadar).

Engra�ado mesmo s�o os detalhes mais bizarros que encontram espa�o nessa muvuca mnem�nica. Eu lembro de uma guerra - eu brincando na sala do apartamento da minha v�, o ch�o de carpete, a tev� ligada, e tinha uma guerra acontecendo. Isso eu bem pequena. Depois que eu fiquei maiorzinha mas ainda n�o sabia das coisas, jurava pra mim mesma que aquela era a tal Segunda Guerra de que falavam. Hoje, depois de tanto ter vestibulado ano passado, suponho que era o Afeganist�o, ou o Ir�/Iraque. Alguma coisa me diz que era esse �ltimo, n�o sei, acho que tinha a ver com o Iraque. Agora, por que diabos de tantos instantes eu fui memorizar logo uma guerra estranha no notici�rio, sabe-l� deus. Talvez tenha sido um primeiro insight da minha liga��o com o Jornalismo.

Tem outras coisas, mas a maioria delas n�o � lembran�a verdadeiramente minha; � lembran�as minhas que os outros t�m e me falam, e a� na mente se confundem ou se materializam; ou simplesmente fazem-se imaginar novos. Tipo os feij�es gigantes na pracinha do Barrashopping no tempo em que era programa de fam�lia ir ao Barrashopping no fim-de-semana (ainda n�o existia expans�o, deus, ainda n�o existia o "Barra Free Shopping"). Mas a� j� � outra hist�ria.

Nenhum comentário: