15.2.04

Teres�polis


Chegamos l� pelas 11 de s�bado. O c�u esteve claro at� o come�o da serra, depois fechou um pouquinho; choveu a manh� inteira de domingo e, no melhor estilo Lei de Murphy, o sol voltou a aparecer radiante � tarde - quando j� est�vamos pondo as malas no carro.

A Padaria Teresopolis mudou de nome para "Sabore d'Ter�". Al�m de assassinar a gram�tica e a ortografia, o p�o de semolina tamb�m n�o � mais o mesmo. O bacalhau da Maria do C�u continua divino, embora minha m�e afirme que as postas de bacalhau estejam menores e o pre�o continue salgado. A feirinha quase n�o tem mais artesanato, � uma profus�o de barracas de blusinhas, roupas para gin�stica e l�, l�, l�. O kassler da Taberna Alpina ainda � �timo; a salada de batata est� um pouco pesada, mas bem gostosa.

Na estrada, na ida, estranhei os avisos de animais na pista pr�ximo ao Parque Nacional. Quatis, jaguatiricas, macacos e tatus decoravam as placas amarelas na estrada e pareciam ser uma bobagem. Ledo engano. Na volta quase vimos uma pregui�a ser atropelada enquanto atravessava a pista pregui�osamente. Fica a pergunta: por que uma pregui�a atravessa a rua? Deve ser pra chegar ao outro lado do parque, embora d� tudo no mesmo no fim.

Encontramos o Beto e a Gl�ucia quando chegamos, mas eles voltaram pro Rio no mesmo dia. Aprovadas as obras: a churrasqueira ficou j�ia e aproveitou muito mais o jardim, o gramado l� atr�s da casa est� bem mais bonito do que aquela hortinha que costumava estar l� e que j� n�o dava mais um p� de couve. De resto, continuam l� as tuias cobertas de erva-de-passarinho, os cachorros sarnentos, os colch�es de palha que j� deram o que tinham que dar, o mofo. Mas limpamos a cristaleira e o m�rmore da cozinha, al�m de mudarmos alguns m�veis de lugar.

Com todos os seus pr�s e todos os seus contras, Teres�polis continua sendo uma del�cia. O sol mais perto da gente, o ar frio e puro, a noite escura de verdade, o sil�ncio cortado por uma cigarra insistente, o verde lindo da serra, as quaresmeiras roxinhas em todo lugar. Tirei fotos; mais tarde ponho alguma no flog.


PS: E agora Ter� tem Mac Donald's e cinema! � a civiliza��o.

Nenhum comentário: