8.2.04

No filme "O �ltimo Samurai", o Tom Cruise era contratado pelas tropas do imperador japon�s para combater o que restava dos samurais defensores do xogunato; depois de uma reviravolta do destino, ele se alia aos guerreiros e suas armas milenares, e o filme passa a mostr�-los como o lado certo da hist�ria.

Por�m, o meu primeiro contato com a Era Meiji se deu atrav�s de Rurouni Kenshin, um Mang� cujo protagonista � um ex-assassino que brandiu sua espada durante a guerra ao lado dos monarquistas, em busca de uma nova era (leia-se a abertura dos portos japoneses �s pot�ncias ocidentais)... e ent�o, j� estava acostumada a associar um pouco os Ishin Shishi com o "lado certo" na coisa toda... se bem que esse mesmo mang� mostrasse os podres entre os que defendiam a abertura, e tamb�m mostrassem o Shinsengumi (a servi�o do Xogunato) como guerreiros honrados.

Toda essa introdu��o foi pra relacionar com uma coisa que sucedeu comigo hoje. Foi o anivers�rio da Luiza, uma senhora que mora na mesma cl�nica da minha v�, e eu e minha m�e fomos no almo�o que ela deu na casa da filha. Pois bem, estava l� tamb�m uma outra senhora; n�o sei o nome dela, tenho mem�ria ruim pra essas coisas. Sei que era muito tagarela e meio zuretinha, n�o parava de comentar o quanto estava sozinha agora que a m�e tinha morrido e que precisava de algu�m pra morar com ela, que n�o podia se ver sozinha, etc... compreens�vel.

S� que l� pelas tantas, ela come�ou a comentar sobre o que ela tinha feito da vida, que nunca se casou, que conhecia Fulanos e Beltranos... e eis que eu ou�o a mulher dizendo que tinha estudado Comunica��o ou coisa que o valha na Escola Superior de Guerra, e que foi convidada a ser deputada federal (ou seria estadual? N�o lembro mais) pela Arena! A Arena, meu deus, a Arena!

Tem id�ia da gravidade da situa��o? Eu, depois de 7 anos recebendo uma educa��o primordialmente petista, aprendendo que os militares eram os maus, na mesma sala de uma filhote-da-ditadura dizendo que a gente tem que estar do lado do fortes pra conseguir fazer alguma coisa! Eu, com minhas ideiazinhas tijucano-esquerdistas-revolucion�rias-gren�, com raiva do Bush e da Coca-cola, conversando com uma senhora da direita pequeno-burguesa da zona sul, dona de um casal de filhotes de pincher e consideravelmente esclerosada!!!

Mas l�, meio que sem querer, em alguns momentos eu achei que ela estava mais que certa, e fiquei com um tanto de pena quando ela comentou que achou fotos antigas de fam�lia e n�o conseguiu jogar fora, ou que vivia do passado porque n�o tinha mais futuro do qual viver. E a� retomei uma outra conclus�o a que eu j� tinha chegado em outros momentos, mas n�o com tanta convic��o como hoje:

N�o h� certo ou errado. Todos est�o certos, mas ao mesmo tempo todos est�o errados. Resta saber, na hora de decidir que lado defender, qual das "metades certas" vai pesar mais - ou qual das "metades erradas". Esse neg�cio de justi�a � muito relativo, afinal... talvez seja influ�ncia de filosofias orientais que eu sem querer absorvi atrav�s dos mang�s ou da ocasional consulta ao "A Arte da Guerra".

(Ou talvez seja o resultado de assistir aulas de Portugu�s com um professor compa�ero, disc�pulo fiel de Fidel, ou ag�entar todo o resto do Delel� com sua devo��o quase religiosa ao PT, e ficar meio com raiva de pol�tica.)

Nenhum comentário: