11.11.02

Hoje eu tive de mudar o meu "Livro Favorito". Tive de mudar porque mudamente a gente tamb�m muda com o tempo, sem nem perceber. Mais uma vez o escolhido � um dos que a gente tem que ler pra aula de Literatura.
E ainda que os dois, esse e o anterior, sejam favoritos, cada um o � a seu modo: o Mem�rias P�stumas por me agradar a parte racional, a que pensa e ironiza e sacaneia pra diminuir o resto e aliviar a ang�stia da alma que Uma Aprendizagem toca - e realmente toca; tanto � que por duas vezes me subiu aquele n� na garganta que d� quando se tem vontade de chorar, e por causa disso mesmo o livro vira favorito, porque eu senti o livro.
faz muito tempo que eu n�o sinto uma hist�ria assim, tanto que nem lembro qual foi o �ltimo livro que me tremeu tanto. Escrevo sabendo que n�o foi Machado, n�o, Machado foi meu livro favorito por motivos outros j� citados. mas senti Uma Aprendizagem, e muito, e o suficiente pra considerar livro favorito.
Uma curiosidade: por um longo tempo eu teimei com a Denise (isso antes de ler o livro, quando ela perguntou o t�tulo para comprar) que o nome do livro era "Um Aprendizado" em vez de "Uma Aprendizagem". Agora que escrevo fiquei me perguntando por que eu memorizei no masculino (sei l�, estou um tanto L�ri hoje).
beijos da Prudence-chan
PS: Sei que alguns n�o ficar�o satisfeitos com a nova escolha, mas a blog � minha - pouco me importa se os outros acham ou desacham.

Nenhum comentário: