29.1.04

Ainda sobre m�sica, ainda sobre Beatles.


Uma coisa engra�ada que eu reparei na �poca em que gravava loucamente fitinhas K-7 beatlescas, � que a sua vers�o favorita de uma m�sica acaba sendo a primeira que voc� ouviu. Lembro que, logo no come�o da minha Beatlemania, h� uns 4 anos, ouvi o Anthology 3. Algumas m�sicas eu j� conhecia: "The Long and Winding Road", "Come Together", "Get Back", "Old Brown Shoe". Torci o nariz para as vers�es mais cruas, mais imperfeitas (se � que se pode falar de imperfei��o com os Beatles...), do Anthology. As vers�es "finais", que entraram na discografia original, j� tinham feito minha cabe�a e impregnado meus ouvidos; qualquer coisa diferente soava estranha.

Por outro lado, "Sexy Sadie" e "Helter-Skelter" (especificamente essas duas) me foram uma grata surpresa. A primeira era uma baladinha gostosa, lenta; a segunda, um qu� de blues envolvente, sensual. Um ano mais tarde conheci as "vers�es finais" para as duas no �lbum Branco, e me decepcionei. A baladinha lenta ganhara uma batida forte e acelerada. O tom sensual da outra tinha ido pelo ralo com os berros estridentes do Paul, e o que era um blues virou uma barulheira. (Com o tempo aprendi a gostar dessa vers�o quebra-pau de "Helter-Skelter", mas a vers�o-Anthology ainda me deixa mais feliz.)

As �nicas que me agradam de todo jeito s�o "Blackbird" e "Because". A primeira porque quase n�o mudou, a segunda porque � absolutamente linda com ou sem acompanhamento da orquestra. Tirando essas, meu c�rebro se apegou �quela primeira vez em que eu ouvi as m�sicas, e rejeitou todo o resto.


... Ou talvez seja s� comigo, sei l�. Nunca perguntei se algu�m j� tinha reparado nisso. Voc�s j�

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